4 Principais causas de incêndios residenciais e como garantir a sua segurança
20/Set/2021
Os incêndios podem trazer além dos danos materiais, danos também para a família que vive nela. O psicológico fica abalado com a perda de todos os bens que você trabalhou muito para conquistar, além de precisar iniciar reformas e muitas vezes reconstruir tudo do zero novamente. E quando você não possui um seguro residencial, esse processo se torna ainda mais difícil e estressante.
Vamos ver quais são as 4 principais causas de danos residenciais e como você pode evitá-los?
1. Eletricidade: Curtos-circuitos são grandes motivadores de incêndios. Por isso, instalações mal feitas, fiação antiga e sobrecarga são fatores que devem ter atenção. Equipamentos superaquecidos são perigosos, como panelas, já que acontece o aumento de temperatura. Aparelhos elétricos que ficam muito tempo ligados sem ventilação adequada e uso de adaptadores ao mesmo tempo, também colaboram para que o risco de incêndio e dano sejam maiores. Faça uma verificação minuciosa da parte elétrica da sua residência. Confira se a fiação não está exposta e adquira um bom seguro residencial.
2. Inflamáveis e chamas: Isqueiros, fósforos e velas podem causar um grande problema, assim como também a chama do fogão. É preciso ter cuidado redobrado com as crianças, já que qualquer manuseio descuidado desses itens pode gerar um incêndio. Quando mal vedados, recipientes que contenham substâncias inflamáveis desprendem gases que se espalham até que encontrem uma fonte de combustão. Desse modo, não deixe que esses produtos próximos. Tenha a certeza de deixar todos fora do alcance das crianças e se possível, tenha extintor de incêndio em casa.
3. Vazamento de gás: O botijão de gás usado em cozinhas, quando não é corretamente instalado, pode causar incêndios e explosões. O gás é altamente inflamável e ao entrar em contato com qualquer fonte de eletricidade, pode se tornar um grande perigo. Evite manter o botijão perto de correntes elétricas, em compartimentos fechados ou ainda deixar ele vazando, mesmo que seja pela boca do fogão ou um pequeno furo na mangueira.
4. Panelas aquecidas: Colocar a panela para preparar a comida no fogão e sair para fazer outras atividades domésticas também é uma das principais causas de incêndio. O óleo quente se queima rapidamente, provocando a formação de chamas. A primeira atitude a ser tomada é cortar a alimentação desse calor, ou seja, ir diretamente até o botijão de gás e fechar o registro. Nunca jogue água diretamente na panela, pois aumenta o poder das chamas.
Mas então, o que mais você pode fazer para se sentir tranquilo e seguro caso algum desses fatores prejudique a sua residência?
Medidas simples como essas que trouxemos para você, podem ser adotadas no cotidiano para garantir que você e sua família não sofram acidentes. Mas se você deseja realmente se sentir seguro e contar com a ajuda da Crisdu Seguros caso algo aconteça, a melhor opção é contratar um seguro residencial. Acesse nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola na Crisdu Seguros ou entre em contato pelo nosso telefone de atendimento para conhecer um pouco mais sobre o seguro residencial.
Crisdu Seguros
O tempo todo com você!